Na fase da paixão, acontece diversas mudanças no nosso cérebro, deixando nossa percepção um pouco comprometida. Mas isso não justifica aceitar uma relação onde um dos dois é mal tratado
É importante lembrar que ser mal tratado não é SÓ sobre ser agredido(a) fisicamente.
Não bate, mas tá sempre fazendo você se sentir culpado(a), incapaz.
“Tá se arrumando para quê?
Você adora parecer uma vagabunda e provocar macho né?”
“Você vê coisa onde não tem, parece louca (o), é tudo coisa da sua cabeça. Você é imatura(o) demais”
“Você nunca vai encontrar outra pessoa que te tolere como eu”
“Não quero que saia com suas amigas (os), eu confio em você, mas não confio nos outros” “Você só é o que é hoje por minha causa”
“Você tem instagram porque gosta de chamar atenção”
“Você não vai conseguir fazer isso sozinha(o)” ⠀⠀
São muitos os indícios de um relacionamento abusivo, mas infelizmente a pessoa que está vivenciando ele pode não perceber com tanta clareza, e algumas vezes mesmo percebendo não consegue sair dessa situação, por vários motivos.

Mas é preciso se perguntar sempre: "Essa pessoa, esse relacionamento me torna um ser humano melhor? Me deixa mais feliz a maior parte do tempo?”
Dentro de um relacionamento nocivo você realmente pode acreditar que não vai arrumar mais ninguém, que ele (a) te ama mesmo e esse é o jeito dele(a).
Mas isso não é verdade. Pode ser difícil entender tudo isso, pode parecer que é melhor com ele (mesmo uma bosta) do que sem ele. Mas isso não é verdade. OK? É a visão turva do seu córtex pré-frontal que está com a tomada de decisão e raciocínio comprometida.
E você não precisa enfrentar isso sozinha!
Gente, coloquem isso na cabecinha linda de vocês, RESPEITO deve estar no topo da sua listinha de critérios quando for buscar um relacionamento afetivo. E apliquem também em qualquer outra relação, seja de amizade, trabalho ou familiar.
Se conhece alguém que está passando por essa situação, compartilha. E se for você não deixe de procurar ajuda, caso precise refletir mais a fundo 😊
Comments